A gralha azul é considerada ave símbolo do Paraná devido a um fato curioso que a relaciona com o plantio das araucárias.Conta a lenda que uma dada gralha negra,recolhida num galho de pinheiro,foi acordada pelo som dos golpes de um machado.Assustada,voou para as nuvens,para não presenciar a cena da morte do pinheiro.Lá no céu,ouviu uma voz pedindo para que ela retornasse para os pinheirais,pois assim ela seria vestida de azul celeste e passaria a plantar pinheiros.A gralha aceitou a missão e foi totalmente coberta por por penas azuis,exceto ao redor da cabeça,onde permaneceu o preto dos corvídeos.Retornou então aos pinheirais e passou a espalhar a semente da araucária,conforme o desejo divino.
Esta lenda na verdade é um fato real.A Gralha-Azul tem o hábito (sábio) de enterrar pinhões.Encontrado o local correto,ela pressiona-se a entrar,conferindo-lhe golpes com o bico,até a cmpleta introdução.Não contente com isso,ainda coloca algum material das redondezas(folha,pedra,galho)em cima do local remexido,de forma a camuflar ou disfarçar o feito realizado.
As gralhas-azuis são aves muito inteligentes só suplantadas pelos psitacídeos. Sua comunicação, bastante complexa, consta de pelo menos 14 termos vocais (gritos) bem distintos e significantes. Gregárias, as gralhas-azuis formam bandos de 4 a 15 indivíduos hierarquicamente bem organizados, inclusive com divisão de clãs, bandos estes que se maA gralha-azul é o principal animal disseminador da araucária uma vez que, durante outono, quando as araucárias frutificam, bandos de gralhas laboriosamente estocam os pinhões para deles se alimentar posteriormente.ntêm estáveis por até duasNeste processo, as gralhas-azuis encravam fortemente os pinhões no solo ou em troncos caídos no solo, já em processo de putrefação, ou mesmo nas partes aéreas de raízes nas mesmas condições, local propício para a formação de uma nova árvore. No folclore do estado do Paraná atribui-se a formação e manutenção das florestas de araucária a este pássaro, como uma missão divina, razão porque as espingardas explodiriam ou negariam fogo quando para elas apontadas. Além disso, a ave, que como dito anteriormente está associada à Mata das Araucárias e sendo o estado famoso pelo bioma, é um dos símbolos do Estado do Paraná, segundo a Lei Estadual n. 7957 de 1984 que a consagra como "ave símbolo" deste estado. Por fazer parte do folclore do Estado do Paraná, a ave foi escolhida como Mascote do Paraná Clube, time tradicional de futebol da cidade de Curitiba. A ave aparece também no escudo do clube. Como a floresta das araucárias tenha sido reduzida a cerca de 4% do que fora antes, a perpetuidade desta espécie de aves é vista com preocupação. gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário