quarta-feira, 25 de julho de 2012

O ecossistema Antártico

A Antártica é o maior território desabitado do planeta:um lugar distante da civilização,formado por rochas e gelo.Um oceano frio separa o continente antártico das águas tropicais e das terras quentes localizadas mais ao norte.Isolada e estéril,a região é marcada pelos extremos.Nela existem montanhas tão altas quanto os Alpes e picos menores enterrados sob vários quilômetros de gelo.Três quartos de toda a água doce do mundo ficam presos nesse lugar,num sólido cobertor de gelo maior do que o Brasil.
Um lugar inóspito mais de 98% da Antártica são cobertos de gelo,o que significa vida dura para os mamíferos.Os únicos animais que vivem lá durante o ano são os pingüins e as focas.
A Antártica é um grande habitar:uma gigantesca rocha gelada que dobra de tamanho no inverno,quando os oceanos congelam.Não há nada igual ao inverno antártico:poucos sobrevivem nesse deserto onde faz frio,venta muito e quase não chove.No verão,porém,milhões de pingüins,focas e aves marinhas vão até lá para ter filhotes.E,no fundo do mar,também há vida.

Pingüins:17 espécies de pingüim visitam a Antártica todos os anos,entre elas o Pingüim-rei.Dessas 17 espécies,só o pingüim-imperador,o adélia e o barbudo fazem seu ninho na região.

Focas: As foca-de-weddell são os mamíferos que vivem mais ao sul do planeta.Elas mergulham fundo-chegam a 400 metros de profundidade-para capturar seu alimento preferido:o bacalhau da Antártica.Todas as espécies de baleias da Antártica migram longasdistâncias.Elas se alimentam nas águas geladas e ricas em nutrientes do oceano Antártico no verão e nadam para o norte a fim de acasalar e dar cria nos meses de inverno.

Sob o Gelo:
O oceano Antártico é recheado de vida.Nessas águas,vivem desde os microscópicos zooplânctons até lulas,águas-vivas e estrela-do-mar.Alguns seres marinhos invertebrados dessa região são enormes.
Fotos de baleia a baixo:

                                                                    



                                                                                                                                                                               

                 Fotos de Pingüins

 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário